Exportação- Porque exportar seus produtos?
- GRD - Gestão empresarial
- 21 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2021
No meio empresarial é comum que empresas visando elevar suas receitas, por vezes, procurem ampliar seu público consumidor através da comercialização de produtos ao exterior. Essa operação é chamada de exportação e é uma ótima fonte de receita para aqueles que procuram expandir os negócios, principalmente levando em conta a baixa cotação do Real frente as moedas estrangeiras.
Além da possibilidade de elevação das receitas, a exportação possibilita as empresas se financiarem através de mecanismos de recebimento antecipado, como por exemplo o ACC e/ou ACE, onde a empresa pode receber antecipadamente utilizando-se de taxas de juros internacionais e podendo receber antes mesmo da produção das mercadorias. Isto proporciona competitividade ao negócio, “folga” no fluxo de caixa e melhores indicadores com relação ao capital de giro.
Além dos benefícios financeiros, existem outros motivos que levam as empresas a comercializar seus produtos no mercado internacional, dentre eles o status de ter seu produto aceito por consumidores exigentes de países da Europa, Ásia e EUA, demonstrando ao mercado a qualidade e competitividade da organização. Com relação a manutenção da operação, as exportações auxiliam na redução de riscos, principalmente ligados a instabilidade da política econômica nacional, sendo bastante incomum retrações simultâneas no mercado interno e externo. Por fim, a exportação tende a elevar o volume de produção/comercialização de produtos, consequentemente elevando o consumo de matéria-prima e insumos, o que proporciona poder de barganha e redução de custos unitários.
Sabendo de todos os benefícios externos a organização, relacionado as finanças, marketing ou processos, é possível destacar também fatores internos que colaboram para o desenvolvimento sustentável do negócio, dentre eles, a qualificação das técnicas de produção e o controle de qualidade necessário para o fornecimento ao mercado internacional. Estes atributos, quando aplicados a produção e comercialização ao mercado externo, automaticamente, qualificam a operação no mercado interno, proporcionando produtos cada vez mais padronizados e qualificados para atender o mercado consumidor.
