Existem diversas maneiras de qualificar o departamento comercial e
melhorar a tomada de decisão dentro de uma organização, algumas delas são
simples e de autoconhecimento, como compreender o mercado de atuação,
concorrência, público-alvo, produtos substitutos e mix de produtos ofertados ao
mercado. Outras são um tanto mais complexas e por vezes requerem
conhecimento e utilização de ferramentas de apoio, como por exemplo a
diversificação dos canais de venda. Abaixo alguns canais para aumentar as vendas
de sua empresa:
E-COMMERCE
O comércio eletrônico deixou de ser novidade no mundo empresarial a
bastante tempo, embora alguns pequenos e médios empresários ainda não
utilizem esta ferramenta. O e-commerce pode servir para realizar vendas B2B, B2C
e ainda C2C, conforme o formato do seu negócio. Além do simples comércio,
diversas empresas tem utilizado este canal para gerar conteúdo e aumentar o
engajamento de seus clientes. Além disso, a produção de conteúdo traz consigo a
elevação no trafego orgânico do seu site.
E-MAIL MARKETING E WHATSAPP BUSINESS
A prospecção ativa através de uma lista de contatos é velha conhecida das
empresas, porém a má utilização recente tornou a ferramenta mal vista por alguns
consumidores. O envio de e-mail e mensagens para uma base de clientes, ou
mesmo, para uma lista de clientes em potencial pode ser uma ferramenta
importante no crescimento de suas vendas, desde que este contato não se torne
invasivo e que esta lista seja previamente qualificada.
EXPORTAÇÃO
Este item não se trata de uma ferramenta, mas sim de uma estratégia de
negócio, muitas empresas possuem produtos qualificados, porém deixam de
explorar o mercado externo por falta de conhecimento ou insegurança. Em
períodos de alta do dólar e quando a economia interna não fornece segurança aos
empreendedores, explorar esta alternativa se torna essencial para expansão dos
negócios e sobretudo para sua sobrevivência.
MARKET PLACE
Como citado no primeiro item, o comércio eletrônico é uma grande
oportunidade de alavancar as vendas de uma empresa, porém nem sempre o
melhor caminho é o desenvolvimento de um site próprio, tendo visto que o custo
do desenvolvimento desta plataforma pode ser alto e principalmente pelo trafego
orgânico ser reduzido para pequenas empresas, que não possuem uma marca
reconhecida e uma presença consolidada no digital. Sendo assim, uma ótima saída
é ofertar os produtos de sua empresa em um MarketPlace, no brasil este formato é
bastante consolidado e existem grandes cases neste sentido, destacam-se o
Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon, Netshoes, entre outros.
REDES SOCIAIS
As redes sociais são uma ferramenta crucial na comunicação com o público-
alvo de uma empresa, é possível gerar conteúdo, informar o seu público e ainda
realizar vendas. Um trabalho bem desenvolvido neste meio pode qualificar a
imagem do seu negócio e aumentar a conversão de seus “leads” em vendas.
REPRESENTANTES
Uma das mais antigas, porém, mais efetivas metodologias de venda é a
representação, neste formato os representantes prospectam e visitam clientes
visando vender o produto do representado. Este formato deve ser analisado pelas
empresas e pode ser adotado, principalmente quando o formato de negócio exige
negociação e pessoalidade, mas também para a abertura de novos mercados.
Este são alguns formatos possíveis para alavancar as vendas de sua
empresa, a diversificação dos canais de venda é extremamente relevante em um
processo de qualificação comercial e alavancagem de receitais. A adoção ou não
destes canais, deverá respeitar a estratégia de negócio e as peculiaridades
setoriais, tendo visto que nem todos os empreendimentos comportam a
representação, por exemplo. Ou mesmo, nem toda a empresa possui a estratégia
de explorar o mercado externo para alavancar o seu negócio, sendo assim, a
análise de utilização dos canais de venda deve ser realizada caso-a-caso.
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